domingo, 23 de outubro de 2016

BATEPAPOS VADIOS

Não publico há vários meses neste meu blogue porque, embora seja visitado por muitos internautas, é raro que emitam qualquer opinião escrita. Ora, assim, perde-se, a meu ver, o principal objectivo de um blogue. Contudo, regresso agora, na perspectiva de vir a atingir aquela finalidade.
Inicio hoje os meus bate-papos vadios, relembrando um velho hábito que tínhamos na Casa dos Estudantes do Império, nos gloriosos e, ao mesmo tempo, negros anos salazarentos de 60 do século XX.
Vem, a propósito, recordar um encontro fortuito, na esquina da João XXI com a avenida de Roma, junto a uma garrafeira que ali existia, cerca das 22 hores, com três amigos cestimpérios, o Joaquim Salústio, o Costa Andrade e o Victor Duarte. Ali parámos e demos início a um bate-papo sobre a situação em Angola e perspectivas a curto prazo. Separámo-nos eram 3 da manhã!!!

Os papos seguintes convosco versam temas que tenho abordado nos últimos tempos, no FB e jornais, e considero relevantes

Francisco José Viegas Acredita que mais de metade dos livros que se publicam em Portugal, «se fossem produtos de supermercado, as pessoas não os compravam».

(Jornal I de 16/10/2016


Nunca percebi como é que Francisco José Viegas, um intelectual progressista, fez parte como Secretário de Estado da Cultura, de um governo que «puxava da pistola» logo que ouvia falar em cultura. Mas adiante, creio que ele tem razão ao afirmar que se publica, em Portugal, uma babel imunda de livros. A propósito, a cultura universal arrisca-se à atribuição de um Nobel da Literatura ao pivô da RTP Rodrigues dos Santos. Nunca li, nem vou ler, qualquer das suas espessas obras que se vendem às centenas de milhar, pois basta-me ouvê-lo e, sobretudo, ver o seu arrogante e despropositado pisca-olho, certamente cultural para si e seguidores, com que brinda os telespectadores

·   

(Jornal de Notícias de 10/10/2016)



O Presidente da Republica Marcelo Rebelo de Sousa homenageou o Cavaco e afirmou que ele tem sensibilidade social

(Jornal de Notícias de 10/10/2016)



Cavaco com sensibilidade social????? Então o que significa sensibilidade social? Quando e como ele o demonstrou? Deve ter sido quando ele afirmou que a sua pensão de reforma era insuficiente para os seus pequenos gastos e/ou quando deu primazia social às cagarras das Dezertas...Senhor Presidente da Republica permita-me que o aconselhe, como mais velho, a maior comedimento pois ao presidente Cavaco Silva já lhe foi atribuido o epíteto de pior presidente eleito democraticamente.



Ivone Soares (deputada da RENAMO): «Marcelo deve esforçar-se mais para garantir a paz em Moçambique»

Sapo, 4/10/2016

· 

A situação política em Moçambique creio que é caso único a nível mundial, uma originalidade responsável pela permanente instabilidade que ali se vive desde a independência. O caso peculiar a que me refiro é o facto de um partido da oposição, a RENAMO, que mantém um exército depois da assinatura da paz, ao longo dos anos episodicamente activo, confrontando-se com as forças armadas nacionais!!!!. Como é possível persistir esta anómala situação ? Como é que o presidente da republica portuguesa, ou qualquer outra personalidade mundial, pode contribuir para a paz em Moçambique nestas condições?





Eleições Americanas 2016: Alguém consegue ser mais conservador que Trump?

Sapo 30 Set 2016 · 18:40

O Trump é conservador?????????? Um paraquedista que aparece de rompante só por que é muito rico, a dizer todas a espécie de dislates até aos insultos mais soezes, demonstrando sem pudor o seu racismo primário, xenofobia, misogonia, é um conservador? O que é então, para o articulista, um conservador? Ele conserva o quê, quando só a KKK defende os seus «valores» ultra reaccionários que até os dirigentes do Partido Republicano dos EUA repudiam, incluindo o W Bush?

Sem comentários:

Enviar um comentário