terça-feira, 25 de setembro de 2018


AS LICENCIATURAS PRÉ-BOLONHA NÃO SERÃO EQUIPARADAS A MESTRADOS
Segundo o ministro do Ensino Superior e da Ciência, as licenciaturas pré-Bolonha não serão equiparadas a mestrados. Independentemente da finalidade a que tal se destinaria, sem sarcasmo pergunto: aquelas licenciaturas de cinco, seis ou mais anos, de centenas de milhar de licenciados de dezenas e dezenas de Cursos Universitários, obtidas ao longo de décadas e décadas, são equiparáveis às licenciaturas Bolonha de 3 (três) anos?
A propósito, ouvi esta manhã na TSF que aqueles menosprezados e desvalorizados licenciados se quizerem ser mestres terão de dispender verbas avultadas para o conseguir…
Mas o que é isto senhor ministro do Ensino Superior e da Ciência, actual e anteriores, deputados da Assembleia da Republica, responsáveis pelas Universidades, lentes, reitores, catedráticos, bastonários das Ordens Profissionais, sindicatos que aceitaram as normas de Bolonha para «normalizar» num modelo único a formação universitária no sistema europeu, esquecendo-se de acautelar os interêsses dos licenciados anteriores a essas normas e da massa crítica que eles representavem e representam ainda?
Quando me licenciei, em 1961, em Ciências Médico-Veterinárias pela Escola Superior de Medicina Veterinária de Lisboa, único estabelecimento de ensino universitário veterinário em Portugal, até 1978,  foi-me passado o Diploma respectivo, em papel pergaminho, com sêlo lacrado em caixa de prata genuína, com fitas amarela e branca, entregue num estojo em latão, na gíria o canudo, o qual me conferiu o título de Médico Veterinário, a carta de alforria da profissão medico veterinária.
Passados 57 anos de licenciatura e dos cargos e funções que desempenhei, como oficial miliciano veterinário, em investigação e apoio à produção animal e saúde pública no IIVA, em Biologia Pesqueira na MEBPA, no ensino veterinário na FMV do Huambo, em patologia de peixes e aquacultura no INIP/IPIMAR e professor convidado das Universidades do Porto, Algarve, Técnica de Lisboa, Évora e Coimbra, aposentei-me da Função Pública em Agôsto de 1996.
Concluindo e considerando a polémica actual que me nega, sem efeitos práticos mas afectando a minha dignidade profissional, equivalência justa ou então equiparação à licenciatura de Bolonha…. recordo-me de que, em tempos, no Reino Unido a minha licenciatura, a nossa licenciatura em Ciências Veterinárias, para efeitos profissionais, equivalia ao Master in Veterinary Medecine.
Esta é mais uma forma de desrespeito e desprezo pela qualidade e competência profissional de milhares de licenciados, considerados descartáveis.

1 comentário:

  1. Caro Jaime não estou nada dentro do que é isso de "Bolonha",mas por aquilo que escreveste não admito mas não admito mesmo que sequer comparem o meu curso de Engenharia civil,tirado em 6 anos,com qualquer desses cursozinhos que se obtêm em 3 anos.

    ResponderEliminar